Correio Popular Notícia


ECONOMIA
Especialistas orientam a não acumular dívidas

Data da notícia: 2016-12-23 17:39:47
Foto: Divulgação
Especialistas recomendam o planejamento financeiro para controlar gastos e sair de dívidas

(Da Redação) Com a chegada do fim de ano e das festas comemorativas, os comerciantes lançam produtos e promoções com tentadoras formas de pagamento. Os consumidores aproveitam as ofertas para presentear pessoas queridas e promover eventos que exigem gastos maiores, mas os especialistas orientam que é fundamental evitar começar o ano com dívidas para ter um orçamento mais tranquilo em 2017
.
?O consumidor deve saldar as dívidas já que essa época é bem propícia para negociar os credores, fazer um levantamento das despesas do começo do ano (matrículas escolares, IPTU, IPVA, entre outros) e ver o que sobra do 13º para, aí sim, planejar suas compras e eventual viagem de final de ano. O importante é planejar os gastos levando em conta que esse mês o 13º possibilita saldar as dívidas que ficaram pendentes durante o ano e tentar não repetir os excessos em 2017?, orientou o economista Gianluca Lovato.

A consumidora ji-paranaense, Érika Alves, disse que com as promoções das lojas e o clima natalino que contagia, fica difícil controlar os gastos. ?No Natal, reunimos a família e sempre queremos comprar uma lembrancinha para cada um e isso prejudica o orçamento?, comentou. Ela pretende gastar cerca de R$ 500,00 com os presentes.

Os especialistas alertam que ?nessa época os consumidores são estimulados a comprar mais do que têm para gastar e, para poder arcar com esses gastos, acabam utilizando linhas de crédito que nada mais são do que tradicionais formas de endividamento?.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), para evitar imprevistos no orçamento, o primeiro passo é ter em mãos a lista de pessoas a serem presenteadas, sendo que uma boa dica é anotar o item que pretende comprar e fazer uma estimativa do valor que quer gastar com cada um.

COMPRAS VIRTUAIS
A equipe do IDEC alerta que a atenção deve ser redobrada nas compras online, desde a pesquisa até a entrega do produto em casa. ?É muito prático fazer compras online, mas algumas lojas não entregam os produtos no prazo. Comprei um óculos de sol para presentear minha esposa no Natal e não chegou no prazo?, comentou o designer, Ygor Duarte.

O IDEC orienta que nas compras online o consumidor verifique a idoneidade da loja, procurando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as reclamações junto ao Procon e demais órgãos de defesa do consumidor.

Fonte: Da Redação






Noticia vista 1127 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.